domingo, 19 de junho de 2011

Literatura e conexões

Essa semana passando em frente á uma banca de jornal, não resisti e mesmo com toda a pressa de sempre, foi inevitável não parar e ler, a capa da revista Veja de 18 de Maio de 2011. Após a leitura da capa, segui para leitura do conteúdo da reportagem especial intitulada, “Uma geração descobre o prazer de ler”, onde é tratado a contribuição das tecnologias e dos “clássicos globais” para formação de novos leitores.
Bruno Meier inicia o texto dando o exemplo de uma jovem universitária carioca, que usou o seu blog para convidar pessoas que se interessassem em ler obras de grandes autores para um grupo de discussão. Ele usa esse exemplo para desmentir algumas teses, que diziam que os “sucessos globais” como ele denomina - Harry Potter, Crepúsculo, etc. não ajudariam na formação de novos leitores e que o resultado desse fenômeno de vendas seria nulo. Ele aproveita o viés para falar das previsões pessimistas que circulou no decorrer do último século, a dos livros e o hábito de ler estarem fadados à morte. Segundo Meier mesmo contra a expectativa vem surgindo “uma nova e robusta” geração de leitores no país – movida pelos sucessos globais como evidenciam os números que se referem a vendas de livros no país.
Um dado importante que a reportagem traz é que não importa a idade, um leitor pode ir aprimorando seu gosto. Pode partir de livros despretensiosos e chegar a clássicos. No corpo da reportagem há sugestões de organogramas de leituras partindo de sucessos globais até chegar aos clássicos literários.

Referência
Revista Veja, edição 2217 - ano 44 - nº 20, 18 de Maio de 2011. Editora Abril.

SUGESTÃO
Falando em boas reportagens é inevitável não lembrar da edição especial da revista Nova Escola, sobre Leitura Literária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário