domingo, 19 de junho de 2011

Sugestões de Livros literários infantis

Esquisita como eu. Martha Medeiros. Ilustrações Laura Castilhos. Editora projeto. Expõe o caminho percorrido por uma garota na busca por sua identidade, partindo de reflexões feitas  dos comentários ouvidos no dia-a-dia.As ilustrações foram feitas a partir de materiais recicláveis e exprimem fielmente o conteúdo do texto escrito.

Grande ou pequena? Beatriz Meirelles, ilustrado por Aída Cassiano. Editora Scipione. Esse livro traz uma reflexão sobre o que é ser grande e ser pequena baseada nas frases ouvidas no cotidiano de uma crinça, como: você é muito pequena para fazer isso, ou você é muito grande para essas coisas.

Discurso do Urso. Júlio Cartázar, ilustrado por Emilio Urberuaga, traduzido por Leo Cunha. Editora Galerinha Record, Rio de Janeiro, 2009, As imagens buscam fazer um acompanhamento fiel do texto escrito. Livro conta os passeios noturnos de um urso que anda pelas tubulações dos prédios como se fosse um rato.








Abaré, Graça Lima. Livro lançado pela editora Paulus conta as aventuraras de um pequeno índio que tem como seus abarés ( que significa amigos) os animais das florestas. Essa obra é toda em desenhos não contendo textos escritos.





Minha mãe é um problema. Babette Cole. Editora Companhia das letrinha. No livro é narrada a história de um garoto que têm dificuldades de entrosamento com os seus colegas de classe por sua mãe ser um pouco estranha – ser uma bruxa.








Coração de Ganso. Regina Rennó. Editora Mercury LTDA. Conta a história de um ganso que cuida de filhotes de outra espécie. A história é contada apenas por imagens.







Emoções, Juarez Machado. Rio de Janeiro, 2001, editora Agir. Livro todo em imagens não contendo textos escritos, as pegadas que passa no decorrer de todo o livro é como se fosse uma pessoa que caminha por diferentes locais incorporando um pouco dos aspectos daqueles objetos admirados.







O rinoceronte ri. Miguel Sanches Neto. Ilustrações de Bity Sackis. Editora Record LTDA. Contém poemas inspirados em temas e objetos do nosso cotidiano. Os poemas são de fácil compreensão possibilitando a criança percepções quanto a rima e estrutura poética.




















Vizinho, Vizinha. Graça Lima, Mariana Massaroni e Rogger Mello. Editora Schwarcz LTDA. Através das diferenças e semelhanças conta o modo de vida de dois vizinhos de forma divertida. As ilustrações sempre contemplam três lugares, o apartamento do vizinho, da vizinha e o corredo. As imagens são retratos fiéis dos objetos.























Rodolfo, o carneiro. Rob Scotton. Editora Rocco LTDA. Conta a história de um carneiro que está com insônia e faz de tudo para conseguir dormir. As imagens se articulam diretamente com o texto escrito, sendo impossivel dissociá-las.







O outro lado, Istvan Banyai, tradução Daniel Bueno, São Paulo: Cosac Naify, 2007. Livro composto primordialmente de imagens, com pequenos textos que auxiliam na compreensão das mesmas. Essa obra trabalha com uma sequencia de imagens onde retrata o nosso olhar para os diferentes objetos e lugares.





O que o coração mandar, Ayêska Paula Freitos, ilustração Elvira Vigna. Editora Dimensão, Belo Horizonte, 2005, 6° edição. O livro conta a história de uma criança que após a separação dos pais se vê na difícil escolha, com qual dos dois morar, conflito esse que se torna mais intenso quando seus pais resolvem casar novamente com outras pessoas, o que se vê é uma nova configuração de família, diferente da convencional com meios-irmãos e irmãos dos meios-irmãos.



Cacoete, Eva Furnari, São Paulo: Ática, 2007. Livro onde as imagens fazem todo sentido ao texto, sendo impossível dissocia-las, as palavras também tomam forma de acordo com as expressões contadas. Essa obra retoma as velhas histórias de bruxas com uma criatividade e uma forma mágica de uma cidade totalmente surreal.









Veja também alguns Livros de literatura infantil que aborda as questões étinicos raciais

Um comentário:

  1. Gostei do blog de vcs. Por favor visitem o nosso
    formandobbsleitores.blogspot.com. Podemos ter uma parceria.....
    Abrçs

    ResponderExcluir